estudio dezenove
Uma Geografia improvável
Artistas: Anna Bella Geiger na Vitrine Efêmera
Ao comemorar os 25 anos de existência do projeto Vitrine Efêmera o ESTUDIO DEZENOVE traz a artista Anna Bella Geiger, considerada uma pioneira da arte brasileira. Anna Bella apresentará uma instalação que envolve vídeo e um “macio”, pintura objeto em forma oval cuja origem está em suas vídeo-instalações. Na Vitrine Efêmera tal obra torna-se um dos elementos da vídeo-instalação. Propositalmente ‘inacabado’, deixando o acabamento desta costura à mostra, isto é, na sua verdadeira natureza, cuja conexão se completa junto aos vídeos, que em 2 tubos catódicos projeta ininterruptamente, um histórico de seus vídeos, desde 1974 aos nossos dias.
LEIA MAIS24 de junho das 18 às 21h
25/6 a 14/5 a 23/7 – vitrine aberta diariamente
Travessa do Oriente 16 A / T. 21 2232 6572
www.estudiodezenove.com / @estudiodezenove
CASA AMARELA
EM CARNE E OSSO
Artistas: Barbara Caspary, Beth Botti, Daniela Sant’Mor, Diego Raposo, Iza Trinas, Katia dos Santos, Luiz Leitão, Osmar Domingos, Romeu Silveira, Viola Pineider.
A mostra apresenta o resultado do trabalho do semestre de 10 artistas. Estudantes na Oficina Espaço Tempo da EAV Parque Lage, lançaram-se na atividade manual de tecer, costurar, construir, articular e modelar, e desenvolveram processos escultóricos surpreendentes, em conexão com a ideia da arte contemporânea de que a matéria da arte pode ser tudo que vive e respira. Afastando-se das telas e do universo da Imagem, que nos avassalaram durante quase 2 anos, resgataram a relação matéria-mão, mergulhando em processos que acontecem no espaço-tempo presente, do corpo, da vida, em que somos humanos e mortais.
LEIA MAIS24 de junho das 14 às 19h
Rua Hermenegildo de Barros, 163
BIBLIOTHECA
AMOR E NAUFRÁGIOS (ATO II DA SAGRADA FAMÍLIA DA RUA)
Artistas: Hagamaia
Deixa a Gira Girar! A Bibliotheca traz o segundo ato da trilogia Sagrada Família da Rua. A rica e esnobe Santa Teresa da virada do XIX/XX encontra a marginal e boêmia Lapa em uma história de amor possível na união dos impossíveis. Hagamaia apresenta duas outras de suas personas, Papi Zé e Collette, em Cabaret Bibliothèque, um mergulho nas águas profundas e inseguras do amor e do desejo. Malandros diversos se apresentam neste estudo do masculino, sob o atento olhar do fio da Navalha.
24 de junho das 18 às 22h
Rua do Oriente 414
T. 21 991493371 (Hagamaia) / @bibliotheca.st
Visitas com agendamento pelo DM de @bibliotheca.st de 25/6 a 12/8/2023 (14 – 20h, de quinta a domingo)
Programação estendida:
15/7 das 17 às 19h Drawing & Drinks – sessão de modelo vivo burlesca no Cabaret Bibliothèque: Mergulhos e Poses, Amores e Naufrágios, Marinheiros e Sereias.
12/8 às 17h – Finissage e bate papo sobre a exposição e temáticas afins.
LABPROA
DEPOSITU
Artistas: Anna Frieiro, Ellen Mucci, Esdras Gonçalves, Juliana Gosne, Luiza Serrano, Manoel Oliveira, Risko, Vicente Baltar, Vitória Valente
DEPOSITU é uma exposição coletiva de estudantes da disciplina Escultura 4, do Curso de Artes Visuais -Escultura, da EBA/UFRJ. O Laboratório de Processos Artísticos, LABPROA, coordenado por Beatriz Pimenta, com apoio da FAPERJ, incentiva os seus integrantes a desenvolverem trabalhos que dialoguem com a arquitetura e a história de um apartamento, situado no bairro de Santa Teresa. Os artistas elaboraram projetos especialmente para serem expostos nos espaços por eles escolhidos dentro dessa moradia.
LEIA MAIS24 de junho das 16 às 21h
Rua Monte Alegre 252/s101
PORTÃO VERMELHO
COLETIVA – 3ª edição
Artistas: Diana Akokán, Eric Collette, Fernando Mendonça, Fiuza, Leonardo Gouvea, Lina Zaldo, Marcelo Valls, Maria Pitu, Pedro Mandarino, Raimundo Rodriguez, Ricardo Pereira, Timbuca e Vinicius Pastor.
O Portão Vermelho participa pela terceira vez do Circuito Oriente, além da reexibição da 10ª edição de Salve São Jorge 23 com uma bandeira coletiva de 85 dos artistas. E conta também com as instalações festivas de Omarcca, Pedro OS e Júlio Ferreira Sekiguchi e as performances de Anna Marcia Mixo e Andreina Tamanini. E ainda as roupas bordadas de 1985 d.D. , os livros e cadernos únicos de Canteiro de Alfaces e os prints do Pano Sticker. Um misto de festa e exposição para comemorar o dia de São João.
24 de junho das 14 às 20h
Almirante Alexandrino 5913
T. 21 97146-8808 (Lina Zaldo) / @portaovermelho5913
GALERIA MODERNISTAS
TERRAS DE PRETO
Artistas: Nelson Crisóstomo
Exposição individual do artista cuja produção ocorre em meios tais como: pintura, arte têxtil e performance.
Em TERRAS DE PRETO, metáfora de um doloroso processo que diz respeito a todos os Continentes, Nelson traz na sua bacia de nascimento todo o prazer e a dor originais, o desamparo do ser que precisa, e é eternamente marcado pelo outro. Sua pesquisa gira em torno de buscas territoriais onde faz uso de fatos históricos a partir de onde seu corpo ocupa, pensando para isso o passado, o presente e o futuro.
Sem saber se é uma memória imaginada ou não, Nelson caminha pelo mundo coletando (e colecionando) materiais dessas rotas que alimentam seu repertório de vida e seu método artístico inspirado em memórias afetivas. Mesmo quando não as encontra, inspira-se no rico patrimônio imaterial que me confere identidade, e que se resguarda nos modos de fazer e viver das famílias afro-descendentes.
24 de junho das 17 às 21h – às 18h performance NÃO!
25/6 a 23/7
Rua Paschoal Carlos Magno 39
T. 21 34865387
Quinta a sábado das 9 às 17h e domingo das 9 às 14h
@modernistasgaleria / modernistasgaleria@gmail.com