ESTUDIÔ GRÁFICO
COLETIVA
Artista: Diô Viana, Julio Castro, Marcelo Oliveira
Curadoria: André Sheik
Em época de relações intermediadas por aparatos eletrônicos, entrar em contato com trabalhos em papel impresso, perceber suas nuanças e camadas imagéticas, é como o exercício constante de desenvolver a empatia nas relações presenciais, analógicas. A gravura impressa em papel, um dos meios mais antigos, tem seus limites alargados no fazer desses três artistas. Um elemento que perpassa os trabalhos Diô Viana, Julio Castro e Marcelo Oliveira é uma espécie de subversão das hierarquias, presente tanto nos recursos técnicos quanto nas poéticas, em uma conjunção bem estruturada e equilibrada desses elementos que compõem um trabalho de arte.
LEIA MAISAbertura 04 de março das 14 às 19h.
De 06 a 18/3 de segunda a sexta feira mediante agendamento.
18/4 às 17h conversa com artistas e curador.
Rua Hermenegildo de Barros nº 16, casa 9 – Metrô Glória
T. 21 99105 24 32 (Diô Viana) 21 99895 8111 (Julio Castro)
CASA AMARELA
TREMIENDO
Artistas: Viola Pineider
Curadoria: Fabiana Éboli Santos
A instalação “Tremiendo”, de Viola Pineider, é uma proposta de vivência em ambiente controlado, em que foram reconstruídos “sintomas”, ou seja, elementos presentes na vivência original da artista em um evento no México. Estes elementos, materiais e sonoros, reunidos de forma a proporcionar a experiência sinestésica aproximada das reais condições experimentadas no corpo físico da artista, são agora oferecidos ao público.
Viola andava inquieta, quase obcecada com a lembrança de fatos que ocorreram há alguns anos no México. Atravessada pelas sensações experimentadas na época, a memória do corpo se manifestava, buscando concretizar a expressão desta instabilidade.
Costuma-se acreditar que artistas são seres especialmente sensíveis e possuem conexão com dimensões impalpáveis – conexão por vezes atribuída à loucura, ou a uma capacidade extra-sensorial premonitória. Mas é fato que artistas podem identificar sensações difusas e materializa-las em obras de arte, captar energias e até perceber indícios de movimentos na matéria, antes mesmo que estes aconteçam, e se transformem em história social. A instalação “Tremiendo” é uma prova disso.
Fabiana Éboli Santos
Rio, fevereiro de 2023.
Abertura: 04 de março das 13 às 18h
Rua Hermenegildo de Barros, 163
falecomacasaamarela@gmail.com
GALERIA MODERNISTAS
DA TERRA
Artistas: Angélica Arechavala, Carol Pacini, Cris Cabus, Dony Gonçalves, Dorothee Ledermann, Letícia Simões, Mary di Iorio, Sylvia Goyanna, ThaÌs de Siervi e Thelma Innecco.
Curadoria: Thelma Innecco
Com curadoria de Thelma Innecco e coordenação de Dony Gonçalves, onze artistas reúnem seus trabalhos em torno de uma experiência comum: a cerâmica. Muito relacionada com a natureza, a arte da cerâmica está diretamente envolvida com processos naturais, o fogo, a água, a terra, traduz-se em objetos no movimento das mãos e o gesto no espaço tridimensional. Um meio que tem seu próprio tempo e modo de existir.
Abertura: 04 de março das 10 às 20h
Período: De 05/3 a 30/4
Oficina do Museu do Inconsciente, por Heloisa Alvim, de 11 às 13:30h.
Lançamento do Livro O Grande Pacto, 17 às 20h
Galeria Modernistas
Rua Paschoal Carlos Magno, 39 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ, 20240-290
Telefone: (21) 3486-5387
Funcionamento: quinta a sábado 9h às 17h
Domingo 9h às 14h
Agendamento de visitas em horários especiais
Email modernistasgaleria@gmail.com
Instagram @modernistasgaleria
BIBLIOTHECA
SAGRADA FAMÍLIA DA RUA, ATO I: A CRIANÇA, O LIVRO E A TAÇA DE CRISTAL
Artistas: Hagamaia, Beth Mourão, Elmo Martins, Santho
Participação especial de Hayrton Janú
Curadoria: Kelly Saura
Deixa a Gira Girar! A Bibliotheca foi pra rua em busca dos livros não escritos, da rica tradição oral da África que aqui chegou em vergonhoso degredo e, no sincretismo imposto, trouxe na passagem dos séculos a alegria, a cor e a beleza em resposta ao sofrimento e preconceito, nas tradições espirituais do Povo de Rua. A rica e esnobe Santa Teresa da virada do XIX/XX encontra a marginal e boêmia Lapa em uma história de amor possível na união dos impossíveis. O ato I traz a criança interior, a gênese do artista na transformação do que é imposto em liberdade. Exú liberta a criança interior e Erês, Exú Mirins, Pombagiras e Malandros revolucionam a academia artística em deliciosa bagunça. Maria Molambo e Frida Kahlo, patronesses desta viagem ao subconsciente de Hagamaia e amigos, transformam lixo e dor em muita, muita alegria e loucura. Quem disse que um armário não é um lugar incrível?
LEIA MAIS04 de março das 18 às 22h
De 05/3 a 02/4 de quinta a domingo mediante agendamento.
Em razão das características da exposição, as visitas serão sempre noturnas das 18 às 22h
10/3 – Inauguração do Bistrô Volante Dame e Vagabundo.
11/3 Eu, caçador de mim. Oficina de reciclagem criativa em busca da criança interior. Sabrina Farah (Psicóloga e Arteterapeuta) e Hagamaia.
24/3 Visita guiada com Hagamaia
25/3 Drawing & Drinks – sessão de modelo vivo colaborativa.
01/4 17h Roda de conversa com os artistas.
Rua Oriente, 414
T. 21 991493371 (Hagamaia)
@bibliotheca.st / @hagamaia
PORTÃO VERMELHO
Artistas: Ana Pose, Bel + Vitor Azambuja, Cacau Rezende, Cibelle Arcanjo, Clara Vazelesk, Carlos Eduardo Borges, Cecília Ribas, Cris Cabus, Deise Paiva, Deneir, Eleonora Dobbin, Elmo Martins, Fiuza, Gardenia Lago, Jefferson Svoboda, Jorge Duarte, Julio Ferreira Sekiguchi, Jung Wladimyr, Lina Zaldo, Lourdes Barreto, Luisa Gomes Cardoso, Marcelo Lago, Mario Barata, Omarcca, Osvaldo Carvalho, Paulo Jorge Gonçalves, Rafaela Sarmento, Maria Pitu, Raimundo Rodriguez, Rodrigo Sini, Scrau, Timbuca.
Curadoria: Raimundo Rodriguez
O portão vermelho é o novo espaço que abre oficialmente nessa edição do Circuito Oriente, onde também funciona o atelier de Lina Zaldo. Sob a curadoria de Raimundo Rodriguez, recebe 33 artistas de diferentes linguagens: pintura, desenho, cerâmica, escultura, grafite, gravura. Uma ocupação inaugural a fazer da arte um instrumento de resistência e modo de existir.
04 de março das 13 às 18h
Almirante Alexandrino 5913
T. 21 97146-8808 (Lina Zaldo)