ESTUDIO DEZENOVE

PLANOS

Artista: Manoel Novello na Vitrine Efêmera
Curadoria:  Isabel Portella

Manoel Novello explora a ideia do conjunto de retas alinhadas, formadoras de uma superfície plana, que não faz curvas e é infinita em todas as direções. A diversidade das cores e a singularidade do projeto remetem não apenas à geometria, mas, certamente, e de modo mais intenso, à construção de formas e espaços equilibrados, onde tudo contribui para representar sua visão de mundo. Para Novello a imagem deve ser uma forma de discurso, uma clara trilha a ser percorrida para falar de tantas verdades.

LEIA MAIS

CASA-TEMPO: aparição e desaparição

Artista: Thiago Modesto na galeria
Curadoria: Messias Silva de Oliveira

Em CASA-TEMPO Thiago Modesto faz um gesto de quem prepara uma oferenda para aqueles que se foram, mas que iluminam e dão proteção aos que seguem pisando no chão da vida no lado de cá, a exposição é um olhar cirúrgico que atravessa a carcaça do corpo e a flacidez da pele, tal como o manejo da goiva na superfície da madeira, que remete os sulcos de uma pele velha, marcada pelo sol, quente durante o manejo da foice afiada, num resgate de memória das origens familiares conduzida por uma emoção dramática de alguém que é fisgado pela aparição de um vulto, um rosto que tenta superar as gotas de suor e sangue que consomem a existência na atividade rural e que, no fim da labuta, traz o desgaste e a desaparição da identidade.

Texto Curatorial



Abertura: 23 de março das 18 às 21h
Visitação: 24/3 a 21/04  – vitrine aberta diariamente, exposição na galeria mediante agendamento.
20/4 17h – conversa com artistas e curadores.
Travessa do Oriente 16 A / T. 21 2232 6572
www.estudiodezenove.com / @estudiodezenove

CASA AMARELA

PESSOAS E ESPAÇOS

Artistas: Pedro Mandarino e Leo Stuckert
Curadoria: Osvaldo Carvalho

O encontro na Casa Amarela desses dois artistas que dividem o palco em comum acordo entre suas diferenças resgata histórias de outros tantos artistas que também fracionaram seu tempo e trabalho entre si, embora nem sempre em feliz comunhão. Ao contrário, para além da fogueira das vaidades, Mandarino e Stuckert não apenas apoiam a produção um do outro como compartilham a mesma fé que a arte inspira na possibilidade do encontro e do entendimento de visões diversas para a humanidade. PESSOAS E ESPAÇOS é a proposição conscienciosa de que é possível viver, conviver e transcender.

LEIA MAIS

Abertura: 23 de março das 18 às 22h
Visitação: 24/3 a 27/4 mediante agendamento
@pedro_mandarino – @leo.stuckert
98182-3003 – 99454-2662
Rua Hermenegildo de Barros, 163
@somosacasaamarela

ESTUDIÔ GRÁFICO

Artistas: SANDRA PASSOS – Gravura
NILTON PINHO – uma homenagem

O EstuDiô Gráfico apresenta gravuras de Sandra Passos, em paralelo uma homenagem ao artista e querido amigo Nilton Pinho, falecido recentemente. Sandra apresenta gravuras em metal e do trabalho de Nilton reunimos um pequeno conjunto. Sandra produziu em outros momentos serigrafias, mas também desenvolve pesquisa na técnica de gravura em metal. Segundo a artista, “a gravura em metal produz um reencontro com valores essenciais ao meu processo criativo, é por meio das técnicas do metal, principalmente, a água-forte e a água-tinta que mais me entusiasma experimentar, várias formas e cores rompem o silêncio com sua densidade negra, seus riscos de luz, seus brancos imaculados, marcas suaves ou profundas são reveladas, eis que o fazer da gravura alia-se a um intenso prazer capaz de conciliar a obra com o seu criador.”

Ainda sob o impacto da partida de nosso amigo Nilton Pinho, artilheiro das artes plásticas, vamos celebrar sua vida e sua obra que tanto nos encanta. É goooool, gol de Nilton Pinho! Seu humor sutil e inteligente sempre sofisticado das suas peças, verdadeiro quebra-cabeça instigante, que num simples olhar supera nossas expectativas.



Abertura: 23 de março das 14 às 18h
Visitação: 24/3 a 13/4 mediante agendamento
Diô Viana 21-99105 2432
Finissage 13/04 das 14 às 18h
Rua Hermenegildo de Barros 16, casa 9 – Metrô Gloria