ESTUDIO DEZENOVE
VITRINE PANDÊMICA VI INVITROPTICUS
Artistas: Mauro Espíndola
A vitrine pandêmica de Mauro Espíndola vem a falar de outro vírus, talvez mais arcaico e cultural, aquele referenciado à nossa imperfeita e muitas vezes cruel relação com uma parte significativa da natureza: os animais mais livres, e em consequência, com seu próprio entorno como metáfora.
VANITAS OU INSÔNIAS NUMERADAS
Artistas: Victor Arruda
Curadoria: Adolfo Montejo Navas
Na galeria do Estudio Dezenove Victor Arruda exibe desenhos em forma de instalação, produzidos nas madrugadas insones do artista. Um calendário noturno próprio em marcações, dentro da partitura da noite.
+ LANÇAMENTO DE LIVRO
AMNavas “66 novos silêncios” (livro de artista, parceria com Dupla Design / edição de autor, 2021) e Coleção Decálogos de palavras inúteis / em voga / abjetas e resilientes / automáticas e de autoajuda (Galileu edições, 2021/2022).
Abertura 20 de agosto das 18 às 21h.
21/8 a 24/09 vitrine aberta diariamente, exposição interna mediante agendamento.
Travessa do Oriente 16 A
T. 21 2232 6572
www.estudiodezenove.com
Instagram: @estudiodezenove
CASA AMARELA
COLETIVA OFICINA ESPAÇO-TEMPO
Artistas: Barbara Caspary, Beth Botti, Bruna Silva, Felipe Queiroz, Isabella Rosa, Katia dos Santos, Osmar Domingos, Ricardo Yoiti, Tatiana Dauster. Thaís Ravicz, Viola Pineider
Curadoria: Fabiana Éboli Santos
A Mostra reúne trabalhos de artistas-pesquisadores da oficina orientada por Fabiana Éboli Santos no núcleo Volume e Espaço da EAV-Parque Lage. Artistas com anos de pesquisa e poéticas pessoais maduras e artistas que iniciaram sua pesquisa na Oficina mais recentemente. A proposta da Oficina, trabalhar com matéria física e o chamado espaço real, situa a oficina no campo expandido da escultura contemporânea.
Finissage 20 de agosto das 16 às 21h
Rua Hermenegildo de Barros 163
T. 21 99451-5768
GALERIA MODERNISTAS
DEVORAÇÃO
Artistas: Alexandre Palma, Cibelle Arcanjo, Mirela Luz, Osvaldo Carvalho, Raimundo Rodriguez, Thelma Innecco e Tuca Sodré
Curadoria: Silvana Marcelina
DEVORAÇÃO é uma mostra sobre os gestos que inscrevem uma transfiguração da fábula modernista brasileira. Decorridos cem anos, não se trata mais de fazer um milk-shake com o de fora e o de dentro, mas de cortar, triturar e rasgar as estruturas que construíram a sala de jantar de outrora e que mantêm os food delivery de hoje. Formas, cores, corpos, paisagens, mistério e natureza se fazem nas tensões da alteridade. DEVORAÇÃO é sobre perceber-se parte do alimento e da fome.
Exposição aberta das 15 às 21h
Até 24 de setembro/2022
Quinta à Sábado, das 9 às 17 h
Domingos, das 9 às 14 h
Rua Paschoal Carlos Magno, 39
Instagram: @modernistasgaleria
BIBLIOTHECA
EM FLUXO
Artistas: Thiago Prado
Curadoria: Filipe Chagas
Thiago Prado apresenta suas obras em suportes diversos, evidenciando sua jornada artística e seus processos investigatórios contínuos que vão de um híbrido figurativo a uma abstração vestigial. Na Bibliotheca, o artista se beneficia dos dois andares para revelar tanto o que está na superfície de suas ideias quanto o que está mais profundo e, assim, se aproximar do espectador em um jogo de introspecção, imersão, descoberta e reflexão.
Abertura: 20 de agosto às 18h
de 21/8 a 17/9/2022 mediante agendamento
Rua Oriente, 414
T. 21 3945-8482 (BIBLIOTHECA) / Thiago Prado 21 99715-1218 / Filipe Chagas 21 996423645
@bibliotheca.st
PROGRAMAÇÃO ESTENDIDA: 17/9 16h Finissage / Exibição do documentário “Olhar Nisete Sampaio”.