ESTUDIO DEZENOVE
vitrine pandêmica ii
Artistas: Rafael Amorim
Curadoria: Wilton Montenegro
Quarto de menino
Quarto de menino apresenta o que resta, o rastro dos corpos que estiveram na noite anterior sobre lençóis e travesseiros. O amassado e revirado das roupas de cama nos indica que, sobre elas, houve relações de amor. O título quer revelar a imagem: corpos de meninos. Mas rafael amorim nos dá a ver a ruína antes da ruína que resta de seus relacionamentos: as imagens são dos quartos, vazios, impressas em voil transparente, penduradas em varais, fragmentos de memória, na vitrine… para ver. Imagens do depois… para imaginar o antes.
Texto de Elisa de Magalhães
RETRATOS DE NINGUÉM
Artistas: Julio Castro
Curadoria: Adolfo Montejo Navas
Trabalhos que apresentam um jogo de significados e associações combinatórias que mexem com várias instâncias, a linhagem e o anonimato, serialização e magia, memória e assombração. Retratos de Ninguém é uma série desenvolvida entre 2020 e 2021 gerada a partir de uma grande quantidade de fotografias de pessoas reais trabalhadas em stencil e gravura.
Abertura 13 de novembro 18h.
14/11 a 18/12 mediante agendamento.
Travessa do Oriente 16 A
T. 21 2232 6572
www.estudiodezenove.com
Instagram: @estudiodezenove
LABPROA252
NOTAS COMEMORATIVAS
Artistas: Beatriz Pimenta – pintura
Beatriz Pimenta apresenta a série de pinturas “notas comemorativas”, na qual interpreta imagens de cédulas antigas de 2 Cruzeiros, 50 cruzeiros e 5000 cruzeiros, representadas respectivamente por Duque de Caxias, Princesa Izabel e Tiradentes. Longe da ideia de progresso, vultos da história de reconhecido valor são revisitados pela artista através de personagens e fatos midiáticos atuais, que se encontram em suspensão sobre um grande abismo.
ATRAVESSAMENTO, SATURNO e VESTÍGIOS
Elisa de Magalhães – vídeo
Elisa de Magalhães apresenta três vídeos que trazem o tempo como questão. Mas não é sobre isso (apenas): “Atravessamento”, de 2012, fala da urgência com a qual levávamos a vida. O melancólico “Saturno”, de 2017, trata de ascensão e morte. Já “Vestígios”, de 2020, realizado durante a pandemia, trata do tempo distendido nos gestos que se repetem à exasperação, na rotina diária esticada em função do isolamento, um tempo de espera que escorre tão lento que podemos nos ver passar.
Abertura 13 de novembro das 18 às 21h.
14/11 a 4/12 mediante agendamento: biapimentav@gmail.com ou edemagalhaes@gmail.com
Rua Monte Alegre, 252 (fundos), ss101
Galeria Modernistas
ORIXÁ CABEÇA
Artistas: Christiano Whitaker, Débora Carneiro da Cunha, Jefferson Svoboda, Juliano Guilherme, Nilton Pinho, Roberto Tavares, Thelma Inneco, Vera Roitman.
Mostra coletiva que reúne pinturas, colagens, assemblages, esculturas, desenhos e cerâmica.
Nesse pós momento, trégua pandêmica, retomadas, a Galeria Modernistas procura por artistas cujas práticas envolvem o outro, o jogo do fazer arte, o gosto pelo “coletivo”, palavra que elegemos para ser o novo normal. Orixá Cabeça é a exposição da diferença, do tempo civilizatório, da multiplicidade da estética, da criação, das ideias, da libido, da castração e de possível transformação do afeto.
Abertura 13 de novembro das 18 às 21h.
13/11 a 2/1/2022 quinta a sábado das 11 às 17h, domingo das 10 às 14h.
Rua Paschoal Carlos Magno 39
T. 21 981393892
galeriamodernistas@gmail.com
Instagram: @galeriamodernistas
ESTUDIÔ GRÁFICO
LANÇARIA
Artistas: Inês Cavalcanti
A artista apresenta tecidos manejados de diversas maneiras, costurados, descosturados, impressos com carimbos feitos de cerâmica fria, peças leves, “lenços” que podem ser pendurados por fios de aço, nylon, ou mesmo presos por alfinetes na parede de forma que flutuem e possam “acenar” com seu movimento os que passarem pelo espaço expositivo.
TRAMAS
Artistas: Eric Colette
Tramas é um projeto iniciado em 2019, constituído de sobras de feltro e tapete cinza pintados em branco e preto em tinta para serigrafia. Uma construção de recortes que se encaixam em uma geometria não convencional. São obras que revelam improváveis e atemporais paisagens em preto e branco, portando nos resta ver o mundo do antes, bem como o mundo depois de nós.
Abertura: 13 de novembro 15h
Visitação: 14 a 27/11 segunda a sexta das 14 às 18h mediante agendamento.
Rua Hermenegildo de Barros, 16 / casa 9 – Metrô Glória
T. 21 99105 2432 (Diô Viana)
dioviana@hotmail.com
ATELIÊ GALERIA GYALÍ
FRÁGIL TRANSPARÊNCIA
Artistas: HAGAMAIA
O Ateliê Galeria Gyalí é um novo espaço criado pelos artistas Natalia Gerschcovich e HAGAMAIA, com enfoque em produções escultóricas, criação e ensino da arte em vidro. HAGAMAIA traz em suas esculturas a potência conceitual do vidro para retratar a fragilidade do masculino em obras que questionam os padrões normativos do “ser homem” em nossa sociedade ou simplesmente transmitem a beleza corpórea do frágil sexo forte.
Abertura: 13 de novembro 18h
Visitação: 14/11 a 12/12 mediante agendamento
Rua do Oriente 414
hagamaiaescultura@gmail.com / @hagamaia
T. 21 991493371 (HAGAMAIA)