CANTO DA CARAMBOLA

THE BRIGHT SIDE OF THE MOON AND THE DARK SIDE OF THE SUN

Artista: Juliano Guilherme
Curadoria: Rubens da Silva

O artista apresenta um conjunto de pequenas pinturas e duas pinturas de tamanho médio que funcionam como âncoras em torno das quais se ligam as menores. Obras escuras e solares se distribuem no espaço, tendo como ponto de partida a lembrança de Caravaggio e Rembrandt e do outro lado, Monet e os impressionistas, com sua celebração da luz que banha a natureza. Nesse empurra-empurra de contrários está a figura humana: cabeça, tronco e membros.


Abertura: 23 de novembro de 2019 – 18h
Período: 24 de novembro a 14 de dezembro de 2019

CANTO DA CARAMBOLA
Rua do Oriente 123
Tel. (21) 2210 0289

ESTUDIO DEZENOVE

AO AQVI

Artista: Suely Farhi
Curadoria: Adolfo Montejo Navas

A artista grava frases nas paredes da galeria transformando o lugar em monumento de si mesmo, exaltando o passado longínquo, homenageando a atualidade quase imperceptível e um vir a ser mais repleto de felicidades. O trabalho inclui pequenas surpresas que serão inseridas entre as frases, reforçando a poética da artista que usa a palavra como matéria, o lugar e os objetos como escrita. Em uma conversa com a vivência gráfica do Estudio Dezenove se desdobra a proposta de um trabalho com uma das frases em stencil para aplicar pelo bairro.

Texto Curatorial


ROTEIRO DE GRAFITTI NA RUA ORIENTE

Desde 2018 as oficinas de stencil no Estudio Dezenove servem de base para a construção de painéis pensados para o espaço público e alguns desses trabalhos começam a ocupar muros e fachadas da Rua do Oriente e adjacências em concordância com os moradores. Para essa edição será reproduzida na Rua do Oriente uma xilogravura de Maria Lídia Magliani (1946/2012) artista que durante alguns anos trabalhou no Estudio Dezenove.


Abertura: 23 de novembro
Período: 23 de novembro a 14 de dezembro de 2019

ESTUDIO DEZENOVE
Travessa do Oriente 16/A Tel. (21) 2232 6572
www.estudiodezenove.com

QTRAZ

FEMININO: CORPO-TERRITÓRIO

Artista: Ana Clara Guinle, Ana Rondon, Antonio Araujo, Carolina Belisário, Esther Barki, Frederico Arêde, João Duarte Waddington, Josiana Oliveiras, Liana Nigri, Licius Bossolan, Luciane Villanova, Lydia Sebastiany, Marcela Ela, Maria Eduarda Gurjão, Mariana Dias, Mariana Mayworm, Martha Werneck, Paula Villa Nova, Pérola Bonfanti, Revelyn Veloso, Thais Castelo Branco, Thomas Mendel, Virgínia Di Lauro.
Curadoria: Marina Miguens

A mostra reúne 23 artistas que pensam o corpo como território de práticas e vivências múltiplas. Os trabalhos expostos apresentam reflexões sobre a particularidade de cada ser cuja atitude feminina aflora. Conceitos relativos à identidade, política, contemplação e elementos naturais vão de encontro gritando urgências e reconstruindo simbolismos.


Abertura 23 de novembro 17h.
Período: 24 de novembro a 14 de dezembro

QTRAZ
Rua Terezina, 12
arteqtraz@gmail.com
https://www.instagram.com/q_traz
T. 21 979093726 Ana / 21 990020644 João

GALERIA MODERNISTAS

SERTÃO FLORESTA E MAR

Artistas: AC Júnior

O conjunto das imagens de AC Júnior traz inúmeras indicações que vão além de um possível reconhecimento de semelhanças com realidades aparentemente familiares. Ao se acercar dos homens e dos objetos, o artista se desvencilha de qualquer obediência ao real e da técnica da representação do que resulta em imagens na sua significação essencial, construídas a partir das suas andanças, recordações, leituras e da sua maneira subjetiva de apreender o imaginário do país com os seus ícones, festas e labutas.


LANÇAMENTO DO LIVRO BAIXO ESTÁCIO

Artistas: AC Júnior

Há 19 anos AC Junior documentou a região do Estácio local onde nasceu a primeira escola de samba criada por Ismael Silva.O Baixo Estácio, localizado em algumas quadras ao lado do Sambódromo, é a região que restou da antiga Praça Onze, com uma arquitetura do final do século XIX e início do século XX. Este ensaio representa um olhar sobre um Rio de Janeiro esquecido de suas próprias raízes. Trata-se de um olhar noturno em que a cor e o tempo estabelecem uma relação com o ser humano e seu desaparecimento.


Abertura 23 de novembro de 2019 18h.
Período: 23 de novembro a 25 de janeiro de 2020

Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno 39
Tel. 21 981393892 galeriamodernistas@gmail.com

AÇÕES

PALESTRA

Narrativas Políticas e Visuais
Rogéria de Ipanema e Mair Pena Neto
30 de novembro 17h
Casa Amarela – Rua Hermenegildo de Barros, 163