CANTO DA CARAMBOLA

SÓ NÃO PODE QUALQUER COISA

Artistas: Grasi Fernasky, Marciah Rommes e Miro PS

Amigos desde sempre, iniciaram-se na arte fazendo parte do mesmo atelier. Reúnem-se nessa exposição, por ser impossível separar um todo conciso em afeto. Grasi Fernasky cria um esquema pautado em padrões de cor, no qual linhas, fitas, códigos de barra servem de referência ao cotidiano. Marciah Rommes nos introduz a um alfabeto na busca por uma linguagem passível de ser traduzida por quem se disponha a refletir sobre as questões do ser humano. Miro PS ocupa-se em acrescentar a poética as máquinas, pois é preciso interagir e exercer a virtualidade, adequadamente. “Os computadores aprendem conosco, não tem alma, mas tem lógica”.

LEIA MAIS

Abertura 6 de abril de 2019 – 18h
Período: 7 de abril a 4 de maio de 2019

CANTO DA CARAMBOLA
Rua do Oriente 123
Tel. (21) 2210 0289

ESTUDIO DEZENOVE

JÁ NÃO PESA MAIS QUE O AR

Artistas: Ayla Tavares, Bianca Madruga, Fernanda Mafra, João Paulo Racy, Jorge Menna Barreto, Matheus Simões, Nathan Braga e Veronica Peixoto
Curadoria: Yago Toscano

A exposição JÁ NÃO PESA MAIS QUE O AR na Galeria do Estudio Dezenove com curadoria de Yago Toscano pretende refletir as relações construídas e a produção de estranheza constante no habitar nas superfícies, no entre e na pobreza de mundo extrema; como na vida de um carrapato. É no momento em que é criada essa estranheza amorfa do olhar, do que está entre o plano e a coisa, que são refletidas, a partir das brechas e das fugas, questões políticas, poéticas, materiais, sociais e estéticas, sobre habitar no mundo possibilitando o esvaziamento de uma presença da linguagem, sob a precariedade do olhar.

LEIA MAIS

Abertura: 6 de abril de 2019 – 18h
Período: 7 a 28 de abril de 2019

ESTUDIO DEZENOVE
Travessa do Oriente 16/A Tel. (21) 2232 6572
www.estudiodezenove.com

CASA AMARELA

CASA AMARELA, AMOR À PRIMEIRA LUZ

Artistas: José Geraldo Furtado

Com o intuito de produzir imagens que sejam pouco prováveis, o artista vem buscando uma maneira de ultrapassar os limites impostos pelo programa das máquinas fotográficas; que altere sua determinação sobre a imagem, que possibilite alterar essas informações para criar imagens que não sejam possíveis de serem realizadas pelo programa das máquinas. A imagem fotográfica na contemporaneidade parece estar fadada ao clichê. O processo de automação tem possibilitado uma grande difusão e o uso das máquinas produtoras de imagens. Essa democratização possibilita certa liberdade, mas sabemos que a liberdade, nesse caso, é aquela permitida pelo programa da máquina em questão. Assim, trata-se de Uma liberdade relativa.


Abertura 6 de abril de 2019 – 16h
Período: 7 de abril a 4 de maio de 2019

CASA AMARELA
Rua Hermenegildo de Barros 163
(21) 2572 1242

CINE GALERIA

Para esse novo formato do Cine Galeria, Fernanda Oliveira e Adil Tiscatti do Grupo Casal, convidaram Julio Castro do Estudio Dezenove, espaço atuante no bairro Santa Teresa, para organizar a programação e propor exibir simultaneamente um acervo de arte sobre papel, gravuras, objetos e múltiplos, que estarão expostos à venda de forma permanente ao público.
A exposição inaugural apresenta o trabalho de Júlio, peças inéditas em grande formato produzidas em estêncil “AUTORRETRATO EM TRÊS TEMPOS E OUTROS REMOTOS”, pesquisa que o artista tem se dedicado nos últimos anos após uma residência no México. No mesmo dia um painel na fachada do cinema será inaugurado o trabalho “TEMPOS DE VIOLÊNCIA” proposto por Ana Clara Lemos e Pedro Ivo, dois jovens artistas que atuam com a arte do graffiti.

AUTORRETRATO EM TRÊS TEMPOS E OUTROS REMOTOS

Artistas: Julio Castro

“AUTORRETRATO EM TRÊS TEMPOS E OUTROS REMOTOS” Série de autorretratos onde o artista se fotografa em frames de um giro na frente da câmera e de onde concebe e produz um painel em estencil em grande formato que passa a aplicar na rua na forma de lambe lambe. A cada nova colagem uma nova configuração entre as figuras – frente – lado – costas se torna possível ao mesmo tempo que palavras entram na composição gerando novos sentidos. Pela primeira vez expostos em uma galeria, as figuras serão coladas diretamente na forma de lambe lambe.

Texto Curatorial


TEMPOS DE VIOLÊNCIA

Artistas: Ana Clara e Pedro Ivo

A pintura na fachada da Cine Galeria dialoga com o trabalho exposto galeria, e com o próprio Cine Santa, relacionando as temáticas autorretrato e cinema. Trata de uma releitura da cena icônica do clássico “PulpFiction: Em Tempos de Violência”, numa montagem com fotos dos artistas Ana Clara e Pedro Ivo quando crianças, apontando livros ao invés de armas: uma alusão a questão do armamento no Brasil, em virtude do novo decreto que facilita o porte de armas no país.


Inauguração da galeria – abertura 6 de abril de 2019 – 14h
Período – 7 de abril a 23 de junho de 2019

Rua Paschoal Carlos Magno 136
Tel. (21) 2222 0203
www.cinecasal.com.br/cine-galeria

ESTUDIÔ GRÁFICO

OBRAS EM PAPEL

Artistas: Diô Viana

Artista: Diô Viana Inauguração do novo atelier do artista Diô Viana. O lugar é equipado para aulas de gravura, edições e impressões, possui espaço para hospedagem em projetos de residências artísticas em parceria com outras instituições. Diô Viana é paraense e vive entre a França e o Brasil. Trabalha com pintura, desenho e gravura tendo a obra construída a partir de sua memória visual em uma “eterna viagem de barco pelos rios da Amazônia”


Inauguração 6 de abril de 2019 – das 10h às 18h
7 a 28 de abril de 2019

Rua Hermenegildo de Barros, 16 / casa 9
(21) 99105 2432
www.dioviana.net

ATELIÊ DOS ARTÍFICES

GRAFISMO INDÍGENA – COLEÇÃO EWARE

Artistas: We’e’enaTicuna

Arte, moda, música e artesanato indígena. We’e’enaTikuna é uma artista indígena do Amazonas,nasceu na terra indígena TikunaUmariaçu, Alto Solimões. Seu nome significa “a onça que nada para o outro lado do rio”. O Atelier dos Artífices funciona com exposições, oficinas, apresentações musicais e performances. Apoia eventos culturais no Largo da Neves e atua na construção de uma rede colaborativa, criativa e empreendedora na região.


Abertura 6 de abril de 2019 – 20h
Período: 7 de abril a 5 de maio de 2019

ATELIER DOS ARTÍFICES
Largo das Neves, 4
T. 21 2572 1242/ 98119 7269
www.ateliedosartifices.com.br

AÇÕES

PALESTRA

ARTE E CIDADE – Um olhar sobre o Bairro Santa Teresa RJ
Ana Prado e Julio Castro
30 de abril das 11 às 13h
Universidade Santa Úrsula > Curso de Arquitetura e Urbanismo Rua Fernando Ferrari, 75 sala 1006 – prédio 6

SORTEIO

A cada circuito era disponibilizado nos espaços participantes “Passaportes” com as rotas do circuito. Ao carimbar seu passaporte nos espaços visitados as pessoas concorriam a uma gravura original e, um jantar para duas pessoas no Restaurante Espírito Santa. Cada um poderia validar seu passaporte todo carimbado em um dos espaços.